3 de julho de 2020 gesto.corretora

Retorno ao trabalho durante a pandemia: orientações da OIT

Garantir a segurança e a saúde dos colaboradores é a principal missão das empresas nesse momento e por isso a OIT (Organização Internacional do Trabalho) estruturou uma série de orientações para que as empresas possam assegurar um retorno ao trabalho seguro durante a pandemia do coronavírus. 

A Nota de Orientação “Um retorno seguro e saudável ao trabalho durante a pandemia da COVID-19” foi emitida juntamente a uma lista de verificação com 10 medidas práticas de orientação para empregadores, trabalhadores e seus representantes. 

De acordo com o documento, as medidas podem ser adaptadas e visam complementar os regulamentos e orientações nacionais de segurança e saúde no trabalho.

Veja a seguir as 10 medidas recomendadas pela OIT:

1. Forme uma equipe para planejar e organizar o retorno ao trabalho​

  • Convoque sua equipe do SESMT e do PCMSO, se não houver, constitua uma com o mesmo número de membros para representar empregados e empregador;
  • Treine os membros da equipe sobre os princípios básicos para a formulação e implementação de medidas de prevenção e controle de segurança e saúde;
  • Direcione a equipe para desenvolver um plano de trabalho que inclua os passos a serem tomados para um retorno ao trabalho seguro e saudável.
  • Comunique efetivamente a todos os colaboradores da empresa sobre a equipe e seu trabalho.

2. Decida quando reabrir, quem voltará ao trabalho e de que forma

  • Realize uma avaliação de risco para determinar medidas preventivas necessárias para uma volta ao trabalho segura;
  • Certifique-se de que as medidas de prevenção e controle antes da retomada da atividade comercial;
  • Estabeleça políticas e procedimentos relacionados ao número de trabalhadores e visitantes no local de trabalho;
  • Se possível retome as atividades em fases, de um nível mínimo a um nível normal de operações. Se for retomando por fases identifique o pessoal crítico que precisarão estar presentes.

3. Adote medidas de engenharia, organizacionais e administrativa

  • Implemente uma estratégia de hierarquia de controles, que priorize engenharia de segurança, organização e administração para prevenir a transmissão de doenças;
  • Evite interação física

    • Promova, na medida do possível, o Home Office;
    • Garanta um distanciamento físico de no mínimo 2 metros entre os trabalhadores durante todos os momentos e situações;
    • Instale barreiras físicas ou telas para separar colaboradores que dividem o mesmo espaço. Isso também é válido para clientes e fornecedores;
    • Determine e sinalize a capacidade máxima dos locais de trabalho e demais áreas (salas de reuniões, escritórios, oficinas, salas de jantar, elevadores, banheiros, vestiários e outros espaços comuns), levando em conta o distanciamento mínimo entre as pessoas;
  • Ventilação

    • Mantenha o ambiente de trabalho ventilado, de preferência com ventilação natural, mantendo janelas e portas abertas. Em caso de turnos, mantenha o procedimento em todos os turnos;
    • Em caso de ventilação mecânica, mantenha recirculação do ar externo. Evite o uso de ventiladores individuais;
    • Garanta a manutenção/instalação adequada dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado.
  • Evite concentração de trabalhadores

    • Em caso de uso de transporte coletivo, organize temporariamente, na medida do possível, opções de mobilidade específicas da empresa, como ônibus fretados pela empresa, onde a separação mínima de 2 metros entre as pessoas é garantida;
    • Estipule horários de chegada escalonados e flexíveis, para evitar aglomerações em horários de pico;
    • Adote medidas de rotação no trabalho, intercalando equipes em dias úteis. Em caso de turnos, dê um espaço de tempo entre a chegada e saída destes turnos;
    • Limite a capacidade de áreas comuns, como salas de jantar, lanchonetes e vestiários para permitir a separação mínima de 2 metros entre os colaboradores;
    • Organize sistema unidirecionais;
    • No reinício das atividades evite visitas externas e reavalie esta medida continuamente;
    • Restrinja temporariamente o preparo de refeições, dando preferência à opções embaladas;
  • Treine e Informe

    • Forneça aos colaboradores toda a informação necessária sobre medidas e procedimentos tomados antes e após a reabertura;
    • De acordo com a legislação nacional, informe os colaboradores de seu direito de afastar de qualquer situação que possa oferecer riscos à sua vida e à sua saúde e a necessidade de informar imediatamente seu supervisor direto;
    • Forneça sinalizações e materiais gráficos contendo medidas a serem tomadas contra a COVID-19. 

4. Promova a limpeza e desinfecção do ambiente de trabalho regularmente

  • Limpe e desinfete completamente suas instalações antes de reabrir;
  • Priorize spray de limpeza eletrostática e use produtos químicos aprovados pelas autoridades;
  • Aumente a frequência de limpeza e desinfecção, principalmente em áreas com muito tráfego de pessoas; 
  • Aumente a coleta de lixos e mantenha as máquinas e superfícies constantemente limpas e desinfectadas;
  • Aumente as medidas de limpeza e desinfecção em áreas comum;
  • Promova o compromisso de “Manter minha estação de trabalho limpa e organizada”. Incentive intervalos para limpeza das estações de trabalho;
  • Desestimule o compartilhamento de itens como materiais de escritório e talheres;
  • Garanta procedimentos de limpeza e desinfecção de mercadorias, suprimentos, mercadorias e pacotes recebidos de fora;
  • Torne os horários e verificações de limpeza visíveis a todos os colaboradores e clientes;
  • Implemente procedimentos para comunicar e resolver problemas relacionados à limpeza e desinfecção das instalações.

5. Promova a higiene pessoal

  • Forneça aos trabalhadores as condições e os meios necessários para a lavagem frequente das mãos com água e sabão por pelo menos 40 segundos ou com álcool em gel 70%. Priorize o uso de dispensers de sabão líquido em vez de sabonete em barra. Instale sinalizações informativas sobre a lavagem adequada das mãos;
  • Instale pontos para lavagem das mãos ou de álcool em gel 70% na entrada e em todo local de trabalho. Dê preferência a dispensers de álcool em gel;
  • Priorize o uso de toalhas de papel em vez de toalhas de tecido ou dispositivos de secagem a ar elétricos;
  • Informe aos trabalhadores a necessidade de evitar contato físico ao cumprimentar e evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter realizado previamente a higienização e desinfecção das mãos;
  • Informe os trabalhadores a necessidade de cobrir o nariz e a boca com um lenço ou com a parte interna do braço, ao tossir ou espirrar, lavando e desinfetando as mãos imediatamente após isso;
  • Informe os trabalhadores para evitar compartilhar alimentos, bebidas, itens de cozinha e de higiene pessoal;
  • Restrinja ou reduza ao máximo o uso de dinheiro, optando por outros meios de pagamento;

Infográfico - 10 Ações para voltar ao trabalho de forma segura

6. Forneça EPI’s e informe os trabalhadores sobre seu uso correto

  • Identifique os EPI’s adequados, relacionados às tarefas e aos riscos identificados nas avaliações de riscos, os forneça gratuitamente, em quantidade suficiente, juntamente com instruções e treinamento quanto ao uso;
  • Realize manutenção, limpeza e armazenamento dos EPI’s de acordo com as instruções.

7. Monitore a saúde dos colaboradores

  • Monitore o estado de saúde dos trabalhadores, crie protocolos para suspeitas e casos confirmados, e proteja dados médicos privados, de acordo com a legislação nacional;
  • Defina protocolos para que trabalhadores com sintomas ou confirmação de contágio, fiquem em casa;
  • Identifique trabalhadores que tiveram contato próximo com pessoas infectadas com a COVID-19 e oriente-os a seguir as instruções dos serviços médicos e dos profissionais da saúde;
  • Comunique casos confirmados de COVID-19 às autoridades.

8. Considere outros riscos, incluindo o psicossocial

  • Comunique aos trabalhadores, regularmente, todas as alterações feitas devido à COVID-19 e como a situação está evoluindo;
  • Caso necessário, disponibilize serviços de aconselhamento psicológico aos trabalhadores;
  • Incentive a promoção da saúde e do bem-estar no local de trabalho, através de descanso e equilíbrio na atividade mental, no trabalho e na vida pessoal;
  • Promova o direito de desconectar para quem está trabalhando remotamente;
  • Forneça informações sobre os riscos ergonômicos, principalmente durante o Home Office e nas estações de trabalho adaptadas devido à COVID-19;
  • Implemente medidas de prevenção e controle para o uso e armazenamento de produtos químicos, principalmente aqueles usados para desinfecção durante a COVID-19;
  • Garanta a operação de sistemas e de pessoas necessárias para a segurança (manutenção, primeiros socorros, serviços de emergência);
  • Promova um ambiente de trabalho seguro e saudável, livre de violência e assédio.

9. Revise planos de emergência

  • Desenvolva um plano de emergência adaptado à COVID-19;
  • Dentro da estrutura do plano de continuidade de negócios, analise e atualize os planos de emergências e o plano de evacuação, considerando, a nova distribuição de empregos, a capacidade reduzida, o acesso às rotas, circulação e evacuação, pontos de encontro e zonas de segurança, a fim de evitar congestionamentos e aglomerações.

10. Revise e atualize as medidas preventivas e de controle

  • Monitore periodicamente, em consulta com a equipe do SESMT, as medidas de prevenção e controle, para determinar se elas foram adequadas em evitar ou minimizar riscos, e em identificar e implementar ações corretivas para melhoria contínua;
  • Estabeleça e mantenha registros relacionando lesões, doenças, exposições e incidentes relacionados ao trabalho, monitorando o ambiente de trabalho e saúde dos colaboradores.

Elaborar um plano de retorno seguro ao trabalho e colocá-lo em prática, sem dúvidas, é uma tarefa complexa e demanda recursos financeiros, tempo e energia de todos os envolvidos.

Por isso a GESTO desenvolveu um conjunto de soluções para auxiliar o seu negócio a planejar e operacionalizar o retorno dos seus colaboradores às atividades presenciais de forma segura e eficiente.

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